Na evolução do nosso planeta, os processos de adaptação às variáveis climáticas e à dinâmica interna muitas vezes geram desastres naturais, causados por fatores relacionados à erosão, intemperismo (degradação da rocha), movimento das placas tectônicas, entre outros fatores que venham causar perdas biológicas e materiais.
A relação do homem com a natureza ao longo da história evoluiu de uma total submissão e aceitação fatalista dos fenômenos da natureza a uma visão equivocada de dominação pela tecnologia. Obviamente, os avanços tecnológicos permitem hoje que a humanidade enfrente melhor os perigos decorrentes destes fenômenos. Assim, este blog visa destacar que, para a efetiva prevenção dos fenômenos naturais, as leis da natureza devem ser respeitadas. Ou seja, estes fenômenos devem ser bem conhecidos quanto à sua ocorrência, mecanismos e medidas de prevenção.
"Desastres naturais podem ser definidos como o resultado do impacto de fenômenos naturais extremos ou intensos sobre um sistema social, causando sérios danos e prejuízos que excede a capacidade da comunidade ou da sociedade atingida em conviver com o impacto." (Tobin e Montz,1997; Marcelino, 2008).
Referência: DESASTRES NATURAIS Conhecer para prevenir
Nenhum comentário:
Postar um comentário