terça-feira, 14 de junho de 2011

Abalo Sísmico no Acre

"O  tremor ocorreu no Brasil, a 104 km da cidade de Santa Rosa do Purus (AC) na manhã de terça-feira (14/06). Esse evento ocorreu a 546 km de profundidade e atingiu 4.3 graus de magnitude, abaixo das coordenadas 10.25S e 70.96W. O abalo foi consequencia de outro que se registrou no Peru, com magnitude de 4,1 graus.
 
Os tremores no Acre ocorrem como na Cordilheira dos Andes, informa post do Radar Global. Segundo a explicação, o Acre está sobre a placa tectônica da América do Sul e abaixo do Estado fica a ponta da placa de Nazca, que vem do Oceano Pacífico e está entrando sob a América do Sul.
 
Conforme o site Painel Global (www.painelglobal.com.br), que divulga os dados recebidos do Instituto de Pesquisas geológicas dos EUA - USGS, nas últimas 48 horas ocorreram 39 abalos tectônicos. Do total registrado, 30 foram sismos de baixa intensidade e 7 apresentaram magnitude moderada. Dois tremores foram classificados entre forte e muito forte: de 6,4 graus nas Ilhas Molucas e de 6 graus na costa das Ilha do Sul, na Nova Zelândia.
 
 
Mais de 30 réplicas sacudiram entre a segunda-feira e esta terça a cidade neozelandesa de Christchurch, que ontem foi atingida por dois fortes sismos que deixaram quase 50 feridos e danos materiais. "

 - Retirado do site http://www.projetoportal.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário