quinta-feira, 2 de junho de 2011

Conceitos Básicos - Tempo Geológico




     O tempo geológico é muito diferente do tempo da humanidade, devido à sua escala. Enquanto no dia-a-dia nós lidamos com segundos, minutos (esperando um táxi), horas (estudando ou trabalhando), dias, semanas, meses, anos, décadas (vida de uma pessoa), centenas de anos e, no máximo, alguns poucos milhares de anos (história da humanidade). Tudo isso, para a geologia, representa um intervalo muito curto, pois nesta ciência os intervalos de tempo estudados se dão de centenas de milhares de anos (para trabalhos de alta precisão) até bilhões de anos. É bom lembrar que a Terra tem idade aproximada de 4,5 bilhões de anos, e todo esse período de tempo está dividido em eons, eras, períodos, épocas, níveis e idades. Essas subdivisões são feitas com base em eventos importantes, como o surgimento de um determinado grupo de organismos (como bactérias ou plantas que são identificados em registros fósseis), extinções em massa, eventos de escala global (como glaciações/deglaciações ou união/separação dos continentes).
     Para determinar a idade de uma rocha, são feitas datações, que são divididas em absolutas (determinam a idade exata da rocha, por meio de métodos radioativos) e relativas (comparam a idade de uma camada de rocha com outra, dizendo qual é mais antiga e qual é mais nova, por meio de relações espaciais, relações de campo e relações de fósseis).
     Com isso, podemos perceber que a história da humanidade é quase insignificante ao ser comparada com a história da geologia. Para efeitos de comparação, se a Terra tivesse um dia de existência, cada segundo equivaleria a aproximadamente 50 mil anos.
     "Se a existência da Terra tivesse apenas 24 horas, a vida teria tido seu início às 5:15 da manhã. Ao meio dia, a primeira grande extinção de espécies ocorreu, causada por aumento súbito dos teores de oxigênio na atmosfera. Às 22:40, os dinossauros surgiram e, às 23:40, foram extintos. O homem moderno surgiu há 4 segundos e aprendeu a fazer agricultura há 0,1 segundos atrás. Há 1 centésimo de segundo, portugueses e espanhóis se lançavam ao mar para descobrir as Américas e rotas para a Ásia, sem ter a menor noção do que iriam encontrar. " - retirado do site http://www.revistaopinioes.com.br/cp/materia.php?id=674

Nenhum comentário:

Postar um comentário